lunedì

:: Fala-se de...

O Bahrein e a cantora sexyO tema chegou ao parlamento. E o concerto da cantora libanesa Haifa Wehbe foi vetado pela quase totalidade dos deputados (apenas um votou a favor do espectáculo). Tida como demasiado sedutora e acusada de cantar mais com o corpo do que com a voz, a artista foi proibida de se apresentar naquele país do Golfo Pérsico por que a sua forma de actuar vai contra os princípios islâmicos. Mesmo assegurando que apareceria mais tapada do que o habitual os deputados foram taxativos: nada de concerto. Refira-se que os islamitas representam três terços dos parlamentares daquela monarquia. E, pelos vistos, movem-se com extremo empenho quando o assunto ofende a moral e os bons costumes do seu povo. Filha de uma mãe egípcia sunita e de um pai libanês xiita, Haifa Wehbe viu por primeira vez os olhos do grande público voltarem-se para ela quando venceu o concurso Miss Sul do Líbano. Tinha 16 anos. A carreira como cantora começou pouco depois e hoje é famosa em todo o Médio Oriente, com o seu repertório de músicas árabes e pop. Foi também actriz e modelo, até criou uma linha de design de jóias.


É uma casa portuguesa...Lembra-se das andorinhas de cerâmica, do rapador “Salazar”, da cera Encerite, dos sabonetes Ach. Brito? Pois estes e outros artigos nacionais, que se fundem na nossa tradição e na nossa memória colectiva, estão à venda no espaço A Vida Portuguesa, no n.º11 da Rua Anchieta, no Chiado lisboeta. Perca-se neste mundo de recordações.
www.avidaportuguesa.com




Cinema japonês de animação estreia-se em Lisboa
O Museu do Oriente apresenta o Monstra – Festival de Animação de Lisboa, entre 10 e 18 de Maio, com o objectivo de dar a conhecer o melhor do cinema japonês de animação e divulgar a cultura do Oriente. Nos dias 10 e 11 de Maio, a entrada nas sessões é gratuita, de modo a assinalar o fim-de-semana inaugural deste novo centro de cultura e lazer. Alguns dos filmes mais emblemáticos dos três principais cineastas japoneses - Osamu Tezuka, Hayao Miyazaki e Koji Yamamura – integram o conjunto de obras seleccionadas para mostrar, no Ocidente, o que de melhor e faz em termos de cinematografia de animação. Osamu Tezuka é, reconhecidamente, uma figura venerada por todos os autores de Banda Desenhada e animação japonesa, Miyazaki uma lenda viva da animação e o mais famoso cineasta japonês da actualidade, enquanto Yamamura revela-se como um dos mais invulgares realizadores de cinema de animação. O Monstra é, também, uma oportunidade para descobrir outras obras de relevo da animação japonesa, nomeadamente a longa-metragem The Tale of the White Serpent, realizada em 1958 por Yabushita e Kazuhiko Okabee, a partir de um antigo conto popular chinês. O filme, conhecido no Ocidente como Panda and the Magic Serpent, é a primeira longa-metragem de animação japonesa a cores e, também, a primeira a ter sucesso fora do Japão. Do programa consta, igualmente, uma retrospectiva de Renzo Kinoshita e um ciclo de obras de cineastas do Ocidente dedicado ao Oriente. Nesta secção, destaque, ainda, para a apresentação de Screen-Play (1993), do britânico Barry Purves, filme de animação de marionetas cuja história decorre, em vários tempos, numa mesa giratória, bem como para alguns filmes da série russa A Mountain of Gems, com os grandes nomes da animação soviética.

















Musica...







Rain , de Joe Jackson2008-05-05 10:15:40
Observador, apaixonado (pessimista…) e mestre da ironia, Jackson não muda. Volta a deixar de fora a guitarra eléctrica e a não precisar de mais do que voz, piano e secção rítmica para dar uma lição pop. Os requintes estão-lhe na massa do sangue. Perfeito.