lunedì

:: Fala-se de Palco e Artes...

Exposição "A Sombra do Espelho" de Ana Sério na Galeria Ratton

A Galeria Ratton inaugura quinta-feira, 19 de Junho, às 22h a exposição de pintura – óleo s/ tela e papel – caixas A SOMBRA DO ESPELHO de Ana Sério. A exposição ficará patente ao público até 31 de Julho de 2008.
PortoCartoon 2008

Mais de duas centenas de cartoons sobre os Direitos Humanos podem ser vistos, a partir 20 de Junho, no Museu Nacional de Imprensa, no Porto. A mostra inclui não só os premiados como também uma selecção de cartoons vindos dos quatro cantos do mundo.

10 anos de teatro em Abrantes
Exposição Comemorativa dos 10 Anos do Grupo de Teatro Palha de Abrantes de 2 a 30 de Junho de 2008, na Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes. Exposição composta por cartazes, guarda-roupa, cenários, imagens, adereços... utilizados nas peças realizadas durante os 10 anos do Grupo de Teatro Palha de Abrantes. Horário: De segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h30 Encerra aos Sábados e Domingos Sessão de Abertura 6 de Junho de 2008, às 21:00h, na Biblioteca Municipal António Botto Abrantes Oradores: Helena Salvador - O Teatro e os Teatros de Abrantes José Manuel Heleno - O descaramento do Teatro Rafael Vergamota - A importancia do Teatro Amador no contexto nacional


Museu abre portas



No Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, o Museu do Oriente sugere, para os mais pequenos, um conjunto de iniciativas, que celebram a diversidade, a brincadeira e o convívio, desafiando à invenção de novos mundos e personagens. A entrada é gratuita até aos 12 anos. A representação de uma história japonesa sobre a saga de um menino que, por milagre, nasce dentro de um pêssego e se torna num forte guerreiro, é uma das propostas do museu. No final da peça “A História de Momotaro” haverá, ainda, a possibilidade de dar vida a todos os seres fantásticos que participam na narrativa. Os pequenos descobridores do Oriente podem, também, participar num ateliê de “Yoga para Crianças”, composto por histórias, jogos, canções e exercícios de expressão plástica. Nesta data festiva, os mais novos têm, ainda, a oportunidade de levar para casa um presente especial, feito pelas suas próprias mãos, no workshop “Construção de Chapéus Chineses”, ou de dar vida a um quadrado de papel através do “Origami”, a arte japonesa de dobrar papel. Entre as sugestões disponibilizadas por este espaço de excelência no contexto cultural português, contam-se as exposições permanentes, com núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense, testemunhos da relação entre Portugal e o Oriente, e a exposição temporária Máscaras da Ásia. O Museu do Oriente está aberto das 10h00 às 18h00, de Quarta a Segunda-feira, e às Sextas-feiras encerra às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. O museu encerra às Terças-feiras.





















O tio João (Vânia)






Um velho professor reformado, Alexandre, vai viver para a herdade da sua primeira mulher. A sua chegada perturba a vida tranquila, mas de esforçado labor da sua filha Sónia e do seu cunhado Vânia ou tio João, que explorando a herdade, retiram do seu cultivo a sua própria alimentação e o sustento económico do professor. Pela primeira vez na história dramaturgica mundial, aparece a personagem de um ECOLOGISTA, um médico amante da natureza, personagem de uma enorme e lúcida comicidade e disruptora de sentimentos amorosos e apaixonados... Helena, não de Tróia, mas a segunda mulher do professor, é tal como essa, disputada pela sua beleza e inquietante tédio e será despoletadora de um caos dramático... É essa visão trágica e cómica da condição humana, onde a diluição das ambições, a vacuidade do quotidiano, onde a paixão ou os nobres sentimentos de sacrifício se articulam. Tédio, preguiça, aborrecimento, doenças e paixões, ressentimentos e ódios; estes são os ingredientes desta mistura explosiva, O TIO JOÃO (Vânia). Quatro mulheres e quatro homens, seres contaminados pela inquietante procura do "tempo da felicidade ". Os espectáculos vão acontecer dias 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de Julho.